O que é um projeto afinal?

Vou detalhar o que vem a ser um projeto: Um projeto é algo que surge de uma necessidade, algo que definimos início e fim, talvez tão importante quando isso, seja que um projeto tem um resultado único e específico ou seja projeto acaba sendo tudo aquilo que gastamos tempo esperando um resultado unico e exclusivo.

Bem, se formos pensar bem, tudo praticamente pode ser um projeto? Sim, de certa forma sim, mas temos que saber diferenciar o que é um projeto e o que são operações… (ah eh agora?) Bem, é simples de conseguir diferenciar. Vou dar dois exemplos rápidos para que seja fácil o entendimento.

EXEMPLO 01 – Uma fábrica de carros que fabrica em média 100 carros por dia tem sua linha de montagem, e essa pode ser considerada uma OPERAÇÃO pois sua forma de trabalho é repetitiva, não tem hora para acabar e não gera um resultado único, ela tem seu ciclo de vida próprio que pode ser avaliado pelo famoso PDCA (Plan-Do-Check-Act) mas não vou me aprofundar nisso agora, será o tema do próximo post.

EXEMPLO 02 – Uma fábrica de carros decide criar um novo carro para se adequar ao mercado, que esta cada dia mais competitivo. Isso é um PROJETO pois será gasto um tempo X para desenvolver um produto Y que é único e como resultado podemos considerar a adequação ao mercado.

Bem, acho que ficou simples de entender a diferença entre projetos e operações, bem, seguindo, um projeto deve ser administrador de forma que seja possivel mensura-lo, mas porque? Por que só podemos controlar aquilo que podemos contabilizar.

Hoje em dia existem metodologias de Gerenciamento de projetos, que cuidam justamente disso tudo, de todo o ciclo de vida do projeto, seja elas a metodologia do PMI, Prince2, Scrum, Agile …. Bem, espero que tenha sido facil entender o que é um projeto.

Revisando:
Projeto : Esforço temporário empreendido para se obter um resultado único que tem início e fim.
Principais caracteristicas:

  1. Projetos são diferentes de atividades funcionais.
  2. Em geral, são realizados em função de uma necessidade específica, um problema.
  3. São finitos: têm começo e término programados.
  4. Solucionado o problema, o projeto termina.
  5. São “únicos”, ou seja, nenhum projeto é igual a outro.

Para aqueles que são como eu e adoram um mapa mental, ai vai.

Mapa mental
Bem gente, fico por aqui, qualquer coisa, mandem e-mail.

Allan Torres
PMportal – www.pmportal.com.br