Mudança de Stakeholders? E agora o que eu faço?

Bem, primeiramente espero que todos estejam gostando dos artigos que estamos publicando no PMPortal, nosso intuito é a cada dia colocar conteúdos com qualidade e de importância para nossa categoria de gerentes de projetos.

Mas vamos lá, não sei se alguém aqui já se deparou com esse problema. Mudaram os stakeholders principais do meu projeto e agora? O que eu faço? Ultimamente eu tenho trabalhado muito com o Governo Brasileiro, e percebi que uma coisa vem acontecendo com muita frequência. Os patrocinadores migram de projetos… como isso é possível? Boa pergunta, mas acontece.

O caso real desse post aconteceu comigo a alguns dias onde estávamos no meio da fase de planejamento e simplesmente ficamos sem chão por uma semana. Porque sem chão? A pessoa responsável por aprovar toda e qualquer peça foi realocada para outro projeto e o meu projeto ficou boiando nas aguas da incerteza, foi horrivel a sensação de trabalho e tempo jogados fora.

Para minha surpresa, outra pessoa da mesma diretoria que o patrocinador anterior foi deixada a cargo do meu projeto, ate que ponto isso afetou tudo? Bem, tive que revisar todos os documentos feitos ate o momento e já tinha ate perdido as esperanças desse projeto ter um futuro de sucesso.

Realizamos uma reunião de alinhamento onde apresentamos todo o trabalho feito ate ali, todos os documentos que foram gerados foram apresentados, detalhamos mais uma vez o escopo, mas agora não na questão de detalhar para entender, mas sim detalhar para informar ao novo stakeholder em que ponto estávamos do projeto e o que seriam os próximos passos.

No meu ponto de vista isso foi um risco não identificado no inicio do projeto devido ao fato do patrocinador anterior ser uma pessoa extremamente organizada e correta, não achei que me deixaria a ver navios, mas logicamente ouve seu ponto positivo nisso tudo, depois da troca meu trabalho foi muito mais tranquilo devido ao fato do patrocinador confiar totalmente em mim, pois fui eu quem apresentei o projeto, detalhei com ele todas as fases e tudo que havia sido definido. Acabou que no final das contas o patrocinador quando tinha alguma duvida sobre como deveria ser o projeto ele me questionava ao invés de questionar o antigo patrocinador.

Esse resultado foi inesperado, porem visualizando pela questão do bom andamento do projeto foi otimo, pois tivemos maior liberdade e muito mais tranquilidade, mas isso tudo se deu pelo fato de que a documentação estava muito bem feita e seguindo a metodologia.

Então finalizando a ideia deste artigo é a metodologia nos protege de vários riscos que de certa forma não conseguimos prever ou identificar no inicio do projeto. Segui-la é algo que protege você e o projeto de um futuro incerto. Utilize a metodologia de gerenciamento de projeto que melhor lhe convir, porém, utilize-a a seu favor, se proteja e esteja sempre preparado para esses acontecimentos.

Obrigado pela atenção e confira sempre meus novos textos em PMPortal.com.br
Allan Torres