Gerenciamento Econômico.com.br

Publique seus artigos sobre Gerenciamento e Economia




Metodologias Ágeis de Gerenciamento de Projetos

Autor: Allan Torres

Publicado em agosto 5th, 2008 · 6 Comentários - 10.908 visualizações

Avalie este artigo:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading ... Loading ...


Tudo bem meus amigos, obrigado pelos e-mails que venho recebendo e surgiu essa dúvida em um deles, sobre projetos guiados por metodologias ágeis, então ai vai um pequeno e rápido artigo sobre o tema.

Vamos para o lado real da coisa, digamos que sua equipe lhe diz, “Queremos usar um método ágil de gerenciamento de projeto ?” Nesse momento você pensa, mas no PMBoK (Project Management Body of Knowledge) não fala nada sobre isso, Será que posso usar?

O PMBoK não dita ou prescreve a metodologia e sim as melhores praticas, então nesse caso, será que seria possivel dar uma oportunidade aos metodos ágeis? Sim, claro!

Método Ágil - Mudanças

Método Ágil - Mudanças

Os métodos ágeis tem como principais caracteristicas, a frequente participação do cliente e ter grande flexibilidade é muito usado no desenvolvimento de sites mas seus conceitos podem ser aplicados a muitos outros projetos. Vejamos de uma forma melhor:

  1. Estratégia de Negócio: Para ajudar sua equipe você fazer com que ela entenda do negócio que esta por trás do projeto, por isso é muito importante o conceito de responsabilidade de cada um dentro da equipe ágil.
  2. Gestão de risco: Para analisar os riscos fazemos sempre suposições sobre o futuro, o mais próximo possivel claro, no caso das equipes ágeis esse plano de riscos é feito em no maximo com uma visão de duas semanas, normalmente é feito semanalmente, ou por periodos curtos chamados de sprints.
  3. Estimando tempo: Para estimar o tempo em equipes ágeis normalmente trabalhamos uma semana para ver o progresso real, e dai podemos ver e calcular a velocidade semanal em cima de uma taxa de cada programador ou membro da equipe. Fazendo assim uma previsão científica (calculos) de quanto tempo o trabalho irá levar.
  4. Qualidade: Os testes são realizados imediatamente após a realização da tarefa de não depois de tudo estar completo. Isso dá uma maior dinamicidade criando uma forma mais livre e um produto final já testado, o que é mais fácil de ser feito e certamente mais barato para se fazer.
  5. Comunicação: As reuniões de controle devem demorar no máximo 15 minutos no inicio ou no final do dia, aconselha-se que seja feita uma reunião com todos de pé, cada um com sua comida ou cafezinho, de forma crítica e rápida, dando importancia aos feedbacks. Pode/Deve ser realizada entre a equipe ágil do projeto é em alguns casos com a presença do cliente.
  6. Motivação: Todos os membros da equipe ágil participam do brainstorming e kick-off do projeto, sabendo a importancia e reconhecendo seus respectivos deveres dentro da equipe, é importante a ação continua de motivação por parte do gerente de projeto para que a equipe não tenha uma queda de desempenho nos sprints.
  7. Satisfação do cliente: Notamos que uma das coisas mais faceis de se atingir nesse tipo de método, é a satisfação do cliente, pois como o mesmo esta sempre presente e participa ativamente das atividades do projeto e as entregas tem prazos menores pode-se dizer que o cliente terá confiança plena que o produto sairá conforme ele deseja.
  8. Fases de Transição: Em alguns casos muitos chamam de fases portais, pois um portal é quando liberamos uma versão de funcionalidades para que possa ser testado pelo cliente e aprovado antes que a equipe ágil se mova ou transpasse o portal para a proxima fase de desenvolvimento.
  9. Lições Aprendidas: Em vez de esperar até o final do projeto, é possivel se beneficiar com esses dados desde o inicio do projeto tendo como base os sprints de trabalho. Fazendo isso você irá aumentar a garantia de sucesso e a rapidez para tomadas de decisões.

Logicamente existem outras caracteristicas dos projetos guiados por metodologias ageis, espero que todos possam pensar nesse ponto de vista, dar mais dinamicidade ao trabalho e estar sempre buscando melhorias seja para sua equipe ou para empresa onde você trabalha. Tente avaliar seu dia-a-dia com sua equipe e tente contrapor isso a ideia dos projetos ágeis, quem sabe você esta deixando de ganhar tempo? Hoje em dia mais importante que um projeto pronto é um projeto pronto no tempo certo.

Bem, obrigado a todos que tiveram a paciencia de ler ate o final (hahah) e aguardo comentários de vocês.

Allan Torres
http://www.pmportal.com.br

Categoria: Gerenciamento de Projetos

Palavras-chave deste artigo: Tags:, , ,

6 responses so far ↓

  • 1 Gleydson Teixeira // ago 13, 2008 at 10:18 am

    Muito bom Allan vejo que o seu trabalho começou estou torcendo por você!

    Forte abraço,

    Gleydson Teixeira – Msc,PMP.

  • 2 Henrique // ago 21, 2008 at 7:38 pm

    Gostei muito do seu texto cara, parabens…
    Também to estudando um pouco desse tema, escrevendo mais me da um toque, vou dar uma passada por aqui denovo.

  • 3 Willian // fev 12, 2011 at 5:21 pm

    Muito bom, aplicarei em minha empresa!!

  • 4 AURENICE // abr 11, 2012 at 3:28 pm

    MUITO BOM. VOU ESTAR ENVIANDO PARA MEU SUPERVISOR.. EU ACREDITO QUE ELE TERÁ OUTRAS VISÕES.

  • 5 ivonildo jr // jun 27, 2012 at 11:33 am

    obrigado pelas informações.

  • 6 vanessa // abr 7, 2013 at 2:02 pm

    ajuda preciso de um projeto que usou metodos ageis para meu trabalho da pos

Leave a Comment