Conhecimentos e Habilidades Para a Competência Gerencial

Que Conhecimentos e Habilidades o Gerente Deve Possuir Para Alcançar o Sucesso? Quais as Principais Habilidades Gerenciais?

 

Não importa a área da empresa em que você atua, pois se você ocupa um cargo gerencial saiba que 70% do clima organizacional é sua responsabilidade. E, para que você se saia bem no cargo de Gerente, é necessário possuir alguns conhecimentos que podem levá-lo ao sucesso:

 

A) Conhecimentos Técnicos: São conhecimentos específicos para que o Gerente possa utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários à realização de determinadas tarefas. Esses conhecimentos técnicos poderão ser adquiridos através da sua experiência, educação e / ou treinamento.

B) Conhecimentos Interpessoais: Engloba conhecimentos e habilidades para comunicar, negociar, decidir, liderar, motivar, delegar, avaliar e treinar seus colaboradores.

C) Conhecimentos Administrativos: Envolvem conhecimentos para planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades, as pessoas e os recursos produtivos.

D) Conhecimentos Organizacionais: Envolve habilidades e conhecimentos para que o gestor compreenda a complexidade da organização, seus aspectos estruturais, a filosofia, missão, valores, cultura, estilo de gestão e o ajustamento dos colaboradores a empresa, tentando conciliar os objetivos individuais aos objetivos organizacionais.

E) Conhecimentos Estratégicos: Referem-se ás condições para fazer funcionar a área pela qual o Gerente responde dentro de uma perspectiva de curto, médio e longo prazo. Possuindo esses conhecimentos o Gestor será capaz de aplicar conceitos de forma a combinar as quatro áreas já descritas anteriormente, considerando os projetos econômicos e sociais da empresa a realidade do negócio, às exigências da conjuntura e estratégias para o futuro.

 

 

Principais Habilidades Gerenciais

 

 

Existem algumas habilidades que são mais associadas ao sucesso gerencial, as quais deverão ser mais detalhadamente definidas com o passar do tempo

 

  • Planejamento e Organização: capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo objetivos mensuráveis e alcançáveis.
  • Controle Administrativo: capacidade de valorizar a necessidade de controles e a manutenção deles sobre os processos.
  • Delegação de Tarefas: capacidade de utilizar de forma eficaz seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidades conforme suas capacidades e focalizar onde melhor possa tomar decisões.
  • Análise de problemas: capacidade de buscar os dados pertinentes a um determinado problema e determinar o âmago da questão.
  • Julgamento: capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.
  • Prontidão Decisória: capacidade de decidir, julgar ou resolver problemas prontamente e bem.
  • Comunicação Oral: capacidade de se expressar com bons resultados em situações individuais ou grupais.
  • Apresentação Oral: capacidade de apresentar idéias e fatos de maneira clara e convincente.
  • Comunicação Escrita: capacidade de expressar por escrito suas idéias, de forma clara e objetiva.
  • Persuasão: capacidade de organizar e apresentar idéias de modo a induzir o ouvinte a aceitá-las.
  • Sensibilidade e Flexibilidade: capacidade de perceber e reagir adequadamente às necessidades dos outros.
  • Percepção Auditiva: capacidade de captar informações relevantes a partir de comunicações orais.
  • Amplitude de Interesse: abertura e diversidade de interesses. Interesse pelo ambiente pessoal e organizacional e desejo de participar ativamente dos acontecimentos.
  • Energia: capacidade de atingir alto nível de atividades  (garra).
  • Criatividade: capacidade de apresentar soluções inovadoras para situações de trabalho.
  • Liderança: capacidade de levar o grupo a aceitar idéias e a trabalhar atingindo objetivos específicos.
  • Aceitação de Riscos: capacidade de aceitar riscos premeditados com base no conhecimento das conseqüências.
  • Iniciativa: capacidade de iniciar um trabalho por conta própria e influenciar o curso dos acontecimentos.
  • Tolerância ao Estresse: capacidade de manter estáveis os padrões de desempenho quando em situações de pressão e oposição.

Autor: Julio Cesar S. Santos

Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” (Ed. Aprenda Fácil), “Qualidade no Atendimento ao Cliente” (Ed. Clube de Autores), “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” (AGBook Editora), “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil) e Co-Autor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Por mais de 20 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de "Gestão Empresarial" e atualmente ministra palestras e treinamentos "In Company" nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e Complementação Pedagógica. Contatos: jcss_sc@yahoo.com.br / profigestao@yahoo.com.br (21) 2233-1762 / (21) 9348-4170 / Site: www.profigestao.blogspot.com www.facebook.com/juliocesar.s.santos Twitter: http://twitter.com/profi59 http://www.linkedin.com/profile/view?id=87927836&trk=tab_pro https://plus.google.com/u/0/