Certificações do PMI

O que são as certificações PMP, PMI?

Não existe uma certificação chamada PMI. O PMI (project management institute) www.pmi.org é uma associação sem fins lucrativos, com origem nos Estados Unidos, que possui três certificações distintas:

PgMP – Certificação nova e “topo de linha”, para profissionais com experiência tanto em projetos como em gestão de programas de projetos. Para ter esta certificação, além da educação formal exigida, do conhecimento específico testado em prova, são necessários no mínimo 8 anos de experiência (4 de gestão de projetos e 4 de gestão de programas) se o profissional tiver curso superior. Se não possuir, a experiência necessária é ainda maior. É ainda bastante rara no Brasil.

PMP – Certificação que exige, para profissionais de curso superior, no mínimo 4500 horas e 3 anos de experiência coordenando tarefas de projetos, além de valor mínimo de horas em educação formal em GP e prova para testar os conhecimentos em gestão de projetos.

CAPM – Certificação de “entrada”, que requer 1500 horas em coordenação de tarefas de projetos ou 23 horas de educação formal em GP, além de um diploma de segundo grau.

Quais as vantagens de filiar ao PMI?

Ao se tornar membro do PMI, você terá acesso ao PM-BOK, que é o “manual” de gestão de projetos mais conhecido e aceito como padrão no mercado, inclusive em uma versão em português. Esta não é a única razão para se tornar membro, mas é uma boa fonte e que deve ser sempre consultada, e que infelizmente só está disponível online e sem custos para os membros do instituto. Ele é vendido também como livro, em livrarias como a Cultura.

Como as certificações são baseadas no conceito do PM-BOK, eu sugiro a associação ao PMI. Além de tudo, o PMI normalmente promove encontros em diversas cidades do país, o que permite uma maior integração com profissionais que trabalham e estudam nesta área.

Autor: Guilherme

Meu nome é Guilherme Silva, estou com 28 anos, tenho um filho que recentemente comemorou seu primeiro aniversário. Casado, morando em Porto Alegre, cursei engenharia mecânica, fiz MBA em gerenciamento de projetos e hoje faço pós-graduação em economia. Sou certificado PMP pelo PMI. Trabalho atualmente como consultor em gerenciamento de projetos pela empresa Conduta ( www.conduta-ti.com.br ), prestando serviços para o site Terra ( www.terra.com.br ). Contatos para qualquer finalidade, podem ser feitos através de meu e-mail guilherme@cerneprojetos.com.br. Outra maneira de entrar em contato comigo é através do site linkedin. Meu perfil está disponível através do link abaixo: http://www.linkedin.com/in/guilhermessilva