Você Está Pronto Para Elaborar Um Plano de Negócios?

O Que é Um Plano de Negócios? Que Perguntas Devem Ser Feitas Para Começar um Plano de Negócios? Qual Deve Ser a estrutura de Plano de Negócios?

 

Um Plano de Negócios é um documento que deve refletir as perspectivas e a estratégia da organização, respondendo basicamente às seguintes perguntas:

  • Quem Sou Eu?
  • O Que eu Faço?
  • Como Faço?
  • Por Que Faço?
  • O Que Eu Quero de Você?
  • Para Onde Eu Vou?

O Business Plan (BP) diminui a probabilidade de morte precoce da empresa, uma vez que os riscos são previstos na sua elaboração. O planejamento de Marketing, o Planejamento Operacional e o de Crescimento estarão refletidos no Plano Financeiro, o que permitirá a visualização dos recursos financeiros que serão necessários e possibilitará o planejamento de sua capacitação.

A idéia central de um Plano de Negócios é adquirir o conhecimento suficiente do tipo de negócio que está sendo ofertado, os objetivos, os clientes atuais e potenciais, os mercados, os preços, a concorrência, os recursos financeiros, as operações e o ambiente externo, de forma a permitir um melhor gerenciamento das operações e o estabelecimento das estratégias que permitirão melhorias nos resultados.

Por outro lado, um Business Plan é bastante relevante na medida em que também serve como instrumento de apresentação da empresa para diferentes públicos e, por esse motivo, ele deve ser atualizado periodicamente conforme as mudanças no ambiente externo ou nas políticas internas da organização.

O Plano de Negócios serve de comunicação entre a empresa e os agentes externos como clientes, bancos, investidores e empresas de capital de risco. E, embora o P.N. seja um só para toda a empresa, ele tem uma estrutura composta de diferentes informações, uma vez que um banco requer informações diferentes das exigidas pelas empresas de capital de risco – por exemplo. De forma geral um Plano de negócios tem a seguinte estrutura:

  • Resumo Executivo;
  • Visão e Missão da Empresa;
  • Descrição Geral da Organização;
  • Análise Estratégica;
  • Plano de Marketing;
  • Plano Financeiro.

Antes de conceder créditos às empresas os bancos realizam uma exaustiva análise, estudando com atenção o fluxo de caixa da organização e as garantias reais que a empresa possui como garantia do empréstimo.

Além disso, analisa o desempenho dos últimos três anos e o cash flow para os cinco anos seguintes. Portanto, é de extrema importância demonstrar um crescimento sustentável e coerente, pois os bancos também analisam a capacidade de endividamento em relação ao patrimônio da empresa.

Dicas Preliminares na Preparação do Plano de Negócios

  • Chegue a um consenso entre os principais envolvidos na direção da empresa. Antes de iniciar a elaboração do P.N. é importante que todos tenham concordado com as principais linhas de ação e do caminho a trilharem.
  • Defina o responsável pela elaboração do documento e a interface com os demais envolvidos. Ela será a coordenadora dos trabalhos
  • Identifique o público-alvo da audiência e determine a pessoa que lerá o Plano de Negócios?
  • O que eles sabem da empresa? O que eles precisam saber? De que maneira eles usarão essas informações?
  • Faça um rascunho do será o P.N, delineando as idéias principais.
  • Revise o rascunho.
  • Pesquise, antes de gerar informações para o P.N, uma vez que elas devem ser relevantes, coerentes, atualizadas, profundas, confiáveis e objetivas..
  • Revise o Plano de Negócios.
  • Atualize o Plano de Negócios.

 

Um Pequeno Teste Inicial

 

Para saber o quanto você conhece sua organização, responda:

 

  • Qual a natureza e o propósito de seu negócio?
  • Qual foi a razão para começar seu próprio negócio?
  • Qual seu produto (ou serviço)?
  • Você é capaz de listar três benefícios oferecidos pelo seu negócio?
  • Você possui material informativo sobre seu produto (ou serviço)?
  • Qual a sua aplicação? Ele é usado como complemento de outros produtos (ou serviços)?
  • Qual o prazo de entrega? E a sua concorrência? Como é diferenciada?.
  • Qual seu preço versus concorrente? Como seu produto (ou serviço) chega ao cliente?.
  • Quais seus planos sobre publicidade e promoções?
  • Você dispõe de recursos para sustentar o crescimento da sua empresa ? Como financiará seu crescimento?
  • Você de fato tem um negócio?

 

OBSERVAÇÃO: Se você conseguiu responder SIM, especialmente a última pergunta, você está pronto para começar a elaborar o seu Plano de Negócios.

Autor: Julio Cesar S. Santos

Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” (Ed. Aprenda Fácil), “Qualidade no Atendimento ao Cliente” (Ed. Clube de Autores), “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” (AGBook Editora), “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil) e Co-Autor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Por mais de 20 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de "Gestão Empresarial" e atualmente ministra palestras e treinamentos "In Company" nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e Complementação Pedagógica. Contatos: jcss_sc@yahoo.com.br / profigestao@yahoo.com.br (21) 2233-1762 / (21) 9348-4170 / Site: www.profigestao.blogspot.com www.facebook.com/juliocesar.s.santos Twitter: http://twitter.com/profi59 http://www.linkedin.com/profile/view?id=87927836&trk=tab_pro https://plus.google.com/u/0/