Habilidades e Competências Gerenciais

Quais as Principais Habilidades Gerenciais? Por Que o Gerente Necessita Ser Organizado? O Que é Uma Competência Gerencial?

 

As modernas corporações vivenciam tempos em que não podem mais se dar ao luxo de estacionarem economicamente e, nesse cenário, o Gerente se tornou a mola-mestre na busca pelos resultados desejados. Porém, muitos desses profissionais talvez nem imaginem que sejam praticamente obrigados a possuírem determinadas habilidades e competências, as quais os ajudarão a se tornarem eficazes.

 

A) As Principais Habilidades Gerenciais são:

 

  • Planejamento e Organização: O Gerente deverá possuir a capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo metas mensuráveis e cumprindo-as com eficácia.
  • Julgamento: O Gerente deverá ter a capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.
  • Comunicação Oral: Um Gerente deve saber se expressar verbalmente com bons resultados em situações individuais e grupais, apresentando suas idéias e fatos de forma clara e convincente.
  • Comunicação Escrita: É a capacidade gerencial de saber expressar suas idéias clara e objetivamente por escrito.
  • Persuasão: O Gerente deve possuir a capacidade de organizar e apresentar suas idéias de modo a induzir seus ouvintes a aceitá-las.
  • Percepção Auditiva: O Gerente deve ser capaz de captar informações relevantes, a partir das comunicações orais de seus colaboradores e superiores.
  • Motivação: Importância do trabalho na satisfação pessoal e desejo de realização no trabalho.
  • Impacto: É a capacidade de o Gerente criar boa impressão, captar atenção e respeito, adquirir confiança e conseguir reconhecimento pessoal.
  • Energia: É a capacidade gerencial de atingir um alto nível de atividade (Garra).
  • Liderança: É a capacidade do Gerente em levar o grupo a aceitar idéias e a trabalhar atingindo um objetivo específico.

 

B) As Principais Competências Gerenciais Estão Sub-Dividas em Quatro Áreas:

 

Planejamento: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Você considera a experiência da sua equipe na formulação dos seus planos¿
  • Você conhece os objetivos da sua empresa e, conseqüentemente, as metas da sua equipe¿
  • Você programa suas atividades diárias¿
  • Você obtém sucesso no atingimento dos seus objetivos¿
  • Você interpreta e explica as políticas e os procedimentos da empresa aos seus colaboradores¿

 

Organização:  Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Seus subordinados têm conhecimento de suas atribuições¿
  • Seus subordinados se mostram colaborativos no desenvolvimento de suas atividades¿
  • Você segue a organização formal da empresa¿
  • Você organiza os trabalhos da sua área conforme os objetivos da empresa¿
  • Você se concentra em trabalhos gerenciais como planejar, organizar, liderar e controlar¿

 

_ Liderança: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Você procura ouvir a opinião das outras pessoas (colegas e/ou subordinados) antes de decidir¿
  • Você conhece os interesses, as necessidades e as aspirações de seus colaboradores¿
  • Você se preocupa sistematicamente com o treinamento do seu pessoal¿
  • Você põe suas decisões em prática¿
  • Você tem a certeza de entender os pontos de vista dos seus colaboradores¿

 

_ Controle: Nessa Área o Gerente Deverá Ser Capaz de Responder Positivamente às Seguintes Formulações:

  • Você fixa padrões de desempenho para seus subordinados¿
  • Você comunica esses padrões a eles¿
  • Seus colaboradores compreendem e aceitam esses padrões¿
  • Você informa aos seus colaboradores sobre os resultados obtidos por eles, a tempo de poderem corrigir seu próprio trabalho¿
  • Você se reúne com sua equipe para rever os planos e os resultados conseguidos¿

 

Além disso, o Gerente também deverá ser capaz de transmitir e receber mensagens adequadamente, ensinar e instruir seus colaboradores, administrar a disciplina, julgando e conciliando os interesses das pessoas envolvidas.

 

Autor: Julio Cesar S. Santos

Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” (Ed. Aprenda Fácil), “Qualidade no Atendimento ao Cliente” (Ed. Clube de Autores), “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” (AGBook Editora), “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil) e Co-Autor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Por mais de 20 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de "Gestão Empresarial" e atualmente ministra palestras e treinamentos "In Company" nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e Complementação Pedagógica. Contatos: jcss_sc@yahoo.com.br / profigestao@yahoo.com.br (21) 2233-1762 / (21) 9348-4170 / Site: www.profigestao.blogspot.com www.facebook.com/juliocesar.s.santos Twitter: http://twitter.com/profi59 http://www.linkedin.com/profile/view?id=87927836&trk=tab_pro https://plus.google.com/u/0/