Quem Tem Um Negócio Precisa Saber Atrair o Cliente

Sua Empresa Sabe Atrair Clientes? Você Tem Um Bom Serviço de Entregas? Como Está o Nível dos Serviços Oferecidos Pela Sua Empresa?

 

Donos de quaisquer estabelecimentos comerciais como bares, pequenos supermercados, padarias, farmácias, vendedores autônomos e até donas de casa que vendem salgadinhos para a vizinhança precisam aprender a atrair o cliente. Afinal, nenhuma empresa de qualquer tamanho ou setor sobrevive sem consumidor e o principal segredo para isso é saber identificar qual é o negócio em que está atuando.

É comum alguns empresários cometerem o erro de não terem um claro ordenamento sobre seu produto (ou serviço), para que ele serve, quem o compra ou que tipo de atendimento é oferecido e, dessa forma, os clientes busquem opções que os tratem de forma mais harmônica e alinhada.

Um bom exemplo disso é a empresa que às vezes não dispõe de boa estrutura e tenta oferecer entregas em domicílio. Nos dias atuais observa-se um crescente aumento de empresas “deliveries” como pizzarias, supermercados, farmácias e outras que se propõem entregar seus produtos em prazos razoáveis e que nem sempre conseguem cumprir. Dessa forma, aquilo que seria seu diferencial competitivo – entregas em domicílio de um bom produto – acaba se tornando uma dor de cabeça para o cliente e conseqüentemente a perda deste.

Também se observa no mercado pessoas que, passando por momentâneas crises financeiras, acabam abrindo negócios em seus próprios lares, onde tentam “vender de tudo” aos seus próprios vizinhos como cosméticos, roupas, produtos para emagrecer, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Nesse caso, o erro comum é que elas não criaram um mix de produtos complementares, pois ao mesmo tempo em contatam clientes para vender um produto de perfumaria, elas poderiam oferecer-lhes lingerie e/ou perfumes de qualidade.

Outra circunstância muito comum da perda de clientes é o atendimento. Pois, às vezes, o varejista até possui um produto de qualidade razoável e preço competitivo, mas seu atendimento não é adequado. O consumidor fica tão irritado com a falta de atenção do vendedor ao seu problema que, muitas vezes, ele acaba desistindo de adquirir o produto escolhido.

O varejista não percebeu que, ao entrar na loja, o consumidor já cumpriu a primeira etapa do processo de vendas – o interesse por um produto ou serviço – e que naquele momento boa parte da venda já estava feita; ou seja, atrair clientes para dentro da loja. Sendo assim, essa seria a hora do atendente – ou do próprio dono – facilitar essa ação com atenção, informações pertinentes e cortesia.

Hoje, o atendimento é considerado o principal fator para a conquista e a manutenção de consumidores, transformando-se numa atitude fundamental para a sobrevivência da própria empresa. Por isso, torna-se necessário que as organizações criem estratégias de atendimento inspiradas nas preferências dos clientes, além de uma estrutura que garanta uma boa seleção do pessoal envolvido com atendimento e um adequado programa de treinamento.

 

Autor: Julio Cesar S. Santos

Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” (Ed. Aprenda Fácil), “Qualidade no Atendimento ao Cliente” (Ed. Clube de Autores), “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” (AGBook Editora), “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil) e Co-Autor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Por mais de 20 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de "Gestão Empresarial" e atualmente ministra palestras e treinamentos "In Company" nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e Complementação Pedagógica. Contatos: jcss_sc@yahoo.com.br / profigestao@yahoo.com.br (21) 2233-1762 / (21) 9348-4170 / Site: www.profigestao.blogspot.com www.facebook.com/juliocesar.s.santos Twitter: http://twitter.com/profi59 http://www.linkedin.com/profile/view?id=87927836&trk=tab_pro https://plus.google.com/u/0/