Proteção brasileira contra a crise

A despeito do que dizem as autoridades econômicas brasileiras a crise do subprime já chegou em nosso país. E ao que parece para ficar. As projeções de crescimento para o ano que vem já sinalizam desaceleração e o mercado de crédito já foi bastante atingido.

Em termos macroeconômicos, o Brasil nunca esteja tão protegido, cenário bem diferente dos anos 90, onde fomos atingidos severemante por todas as crises cambiais que aconteceram além mar.

A seguir elencamos alguns bons fundamentos que devem nos dar alguma segurança até que a “marola” do presidente LULA diminua:

  • Os bancos nacionais são sólidos e rentáveis – Graças ao Proer criado pelo governo FHC nos anos 90, o sistema bancário foi saneado. Hoje, os bancos brasileiros têm uma rentabilidade de quase 3,5% sobre seus ativos – o triplo dos bancos americanos. E seguem os rígidos limites de alavancagem do Acordo da Basiléia.

  • As reservas passam de Us$ 200 bilhões – A dívida externa das empresas e do governo brasileiro está garantida pelo colchão de dólares acumulado pelo Banco Central. Esse montante também garante o combate à especulação com o dólar em momentos de crise.

  • Mais de 80% das empresas de capital aberto são lucrativas – A rentabilidade das maiores sociedades anônimas do País ficou acima de 10% em 2007, algo que não acontecia desde 1980. No primeiro semestre deste ano, as 340 maiores empresas da Bolsa de Valores já acumulavam R$ 69 bilhões de lucro líquido.

  • Os investimentos batem recordes e sobem 16,2% no ano – Animadas pela demanda interna e o surgimento de uma nova classe média, as empresas trabalham a pleno vapor. Investem em planos de expansão, pois a utilização da capacidade instalada, de 86%, aproxima-se do teto.

Como se vê não há motivos para pânico, contudo, também não é o “tudo azul” que o ministro Mantega e o nosso presidente vem falando há semanas.

Por Alexsandro Rebello Bonatto em 26 de novembro de 2008.

alex@venturacorporate.com.br

www.venturacorporate.com.br

Autor: Alexsandro Rebello Bonatto

Sou economista, especialista em Economia e Finanças com MBA em Gestão Empresarial. Sou professor de economia de um curso de Tecnologia e sócio de uma consultoria especializada em treinamentos corportivos. Meu trabalho pode ser conferido no site: www.venturacorporate.com.br