Inflação controlada pós plano real

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...
8.978 visualizações

Introdução

Quando um político da base governista disser que, “Nunca antes na historia desse país a economia cresceu tanto, nunca foi gerado tantos empregos, a população hoje consome mais e a inflação esta sob controle”. Em suma, atribuir todo mérito da situação econômica atual, ao seu Governo, e não reconhecer todo o trabalho que foi feito la atrás, nos anos 90, que graças a tais esforços do passado estamos colhendo os frutos no presente  e continuaremos colhendo no futuro.

Nesse texto vou explicar de forma simples e clara que foi  graças aos esforços dos 80 e 90, que se estabilizou o nível de preços nos anos 2000, propiciando um ambiente favorável ao crescimento da economia nos anos posteriores.

No período pré 1994 a economia nacional sofria com altos índices de inflação (principalmente durante a década de 80), graças ao Plano Real, foi controlada,  apesar de pequenas oscilações que observaremos no estudo a seguir.

Por meio do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), analisaremos e evolução da inflação nos anos 2000 e as principais causas que explicam a inflação em cada ano.

Sistema de Metas de Inflação

A partir de 1999 com o BC estabelecendo o Sistemas de Metas de Inflação, observa-se (junto a estabilidade proporcionada pelo plano) um alto ganho de controle da inflação anual através de ajustes em outras variáveis (principalmente a taxa de juros).

CONTINUE LENDO AQUI: http://marketseconomy.blogspot.com.br/2012/04/inflacao-controlada-pos-plano-real.html


  • Fátima Soares

    Você mostrou dados do IPCA até 98. Em 2000 foi de 5,97, em 2001 de 7,67, em 2002 de 12, 53, em 2003 (LULA) foi de 9,30 e desta em diante houve decréscimo. Percebe-se claramente que até 2002 havia uma elevação constante do índice, indicando problemas quanto ao seu controle. Disso decorre que não podemos afirmar que a inflação estava sob controle.

  • Rodolfo Vaz

    O estudo, mesmo com algumas partes incompletas, como descreveu a colega Fátima Soares (que o próprio artigo explica o motivo das variações), demonstra que o Brasil se tornou outro país após o fim do governo militar.
    Não vejo base em manter a discussão “Bem X Mal” entre o período do PSDB e o período do PT.
    Olhando com imparcialidade, podemos constatar acertos, erros e corrupção em AMBOS governos, sendo que em ambos verificamos melhoria muito positiva para o país.
    Comparar os dois governos? Praticamente impossível de forma geral, pois o FHC pegou um país em uma situação e Lula pegou o país em outra situação.
    Da mesma forma, o contexto internacional mudou completamente entre os anos 90 (com destaques para crises em países em desenvolvimento como Rússia, México, Tigres Asiáticos e Argentina) e 2000 (com destaques para os países do 1º mundo, principalmente USA, com os ataques às torres gêmeas e a crise econômica).
    Por fim, o importante é que ambos governos foram bons para o Brasil e devemos lutar para que essa melhoria continue. Claro, devemos atuar por meio da fiscalização e cobrar menos corrupção e menor aumento das despesas fixas do Governo Federal (que aliás, é o principal motivo pelo qual o BACEN não diminui os juros). Devemos nos espelhar na lei da “Ficha Limpa” e entender nosso poder.

    • Concordo com você Rodrigo.
      Apesar de simples e até imcompleto, (por questão de tempo e bom senso, não estendi o estudo). Busco neste texto explicar que ambos os gosvernos contribuiram para o país, e que não foi esse nem aquele que consertou a economia num intervalo de tempo.

      Obrigado pelo seu comentário

      Abraços

  • Pingback: Deflação Nos EUA e o excesso de Dólares no mercado Mundial | Gerenciamento Econômico.com.br()