Inflação controlada pós plano real

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...
8.106 visualizações

Introdução

Quando um político da base governista disser que, “Nunca antes na historia desse país a economia cresceu tanto, nunca foi gerado tantos empregos, a população hoje consome mais e a inflação esta sob controle”. Em suma, atribuir todo mérito da situação econômica atual, ao seu Governo, e não reconhecer todo o trabalho que foi feito la atrás, nos anos 90, que graças a tais esforços do passado estamos colhendo os frutos no presente  e continuaremos colhendo no futuro.

Nesse texto vou explicar de forma simples e clara que foi  graças aos esforços dos 80 e 90, que se estabilizou o nível de preços nos anos 2000, propiciando um ambiente favorável ao crescimento da economia nos anos posteriores.

No período pré 1994 a economia nacional sofria com altos índices de inflação (principalmente durante a década de 80), graças ao Plano Real, foi controlada,  apesar de pequenas oscilações que observaremos no estudo a seguir.

Por meio do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), analisaremos e evolução da inflação nos anos 2000 e as principais causas que explicam a inflação em cada ano.

Sistema de Metas de Inflação

A partir de 1999 com o BC estabelecendo o Sistemas de Metas de Inflação, observa-se (junto a estabilidade proporcionada pelo plano) um alto ganho de controle da inflação anual através de ajustes em outras variáveis (principalmente a taxa de juros).

CONTINUE LENDO AQUI: http://marketseconomy.blogspot.com.br/2012/04/inflacao-controlada-pos-plano-real.html

4 opiniões sobre “Inflação controlada pós plano real”

  1. Você mostrou dados do IPCA até 98. Em 2000 foi de 5,97, em 2001 de 7,67, em 2002 de 12, 53, em 2003 (LULA) foi de 9,30 e desta em diante houve decréscimo. Percebe-se claramente que até 2002 havia uma elevação constante do índice, indicando problemas quanto ao seu controle. Disso decorre que não podemos afirmar que a inflação estava sob controle.

  2. O estudo, mesmo com algumas partes incompletas, como descreveu a colega Fátima Soares (que o próprio artigo explica o motivo das variações), demonstra que o Brasil se tornou outro país após o fim do governo militar.
    Não vejo base em manter a discussão “Bem X Mal” entre o período do PSDB e o período do PT.
    Olhando com imparcialidade, podemos constatar acertos, erros e corrupção em AMBOS governos, sendo que em ambos verificamos melhoria muito positiva para o país.
    Comparar os dois governos? Praticamente impossível de forma geral, pois o FHC pegou um país em uma situação e Lula pegou o país em outra situação.
    Da mesma forma, o contexto internacional mudou completamente entre os anos 90 (com destaques para crises em países em desenvolvimento como Rússia, México, Tigres Asiáticos e Argentina) e 2000 (com destaques para os países do 1º mundo, principalmente USA, com os ataques às torres gêmeas e a crise econômica).
    Por fim, o importante é que ambos governos foram bons para o Brasil e devemos lutar para que essa melhoria continue. Claro, devemos atuar por meio da fiscalização e cobrar menos corrupção e menor aumento das despesas fixas do Governo Federal (que aliás, é o principal motivo pelo qual o BACEN não diminui os juros). Devemos nos espelhar na lei da “Ficha Limpa” e entender nosso poder.

    1. Concordo com você Rodrigo.
      Apesar de simples e até imcompleto, (por questão de tempo e bom senso, não estendi o estudo). Busco neste texto explicar que ambos os gosvernos contribuiram para o país, e que não foi esse nem aquele que consertou a economia num intervalo de tempo.

      Obrigado pelo seu comentário

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>