Brasil: um País Caro

Dos anos 2000 em diante verificamos um movimento quase que constante da valorização do Real frente ao Dólar. Só para se ter um ideia, em 2002 a cotação dólar chegou perto de bater a marca de 4 reais por dólar, hoje a cotação gira em torno de R$ 1,75 a 1,85.

Só que não devemos limitar nossa observação só na valorização nominal da moeda brasileira frente ao Dólar nos últimos anos, ao verificarmos a inflação brasileira em relação à americana, de 2002 para cá, constatamos que a nossa inflação acumulada é bem maior, ou seja, descontando a inflação de ambos os países nos temos uma valorização ainda maior da nossa moeda com a moeda americana.

Autor: jcsimionato

Especialista em Finanças pela UFPR, graduado em Economia pela UFPR . Certificado de Especialista em Investimentos ANBIMA CEA® além de CPA-20 e CPA-10. Já trabalhei em outra instituição financeira, atualmente sou assistente no Banco do Brasil. Também sou professor de cursos preparatórios para as certificações da ANBIMA e de formação básica em mercado financeiro e afins. Tenho um vasto conhecimento em investimentos, mercado de capitais, bolsa de valores, ferramentas de mensuração e gestão de riscos, matemática financeira e afins. Blog: http://marketseconomy.blogspot.com.br