Gerenciamento Econômico.com.br

Publique seus artigos sobre Gerenciamento e Economia




Administração e Economia

Autor: Guilherme Silva

Publicado em junho 25th, 2008 · 30 Comentários - 60.655 visualizações

Avalie este artigo:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votes, average: 4,43 out of 5)
Loading ... Loading ...


Quando pensei em um título para este site, queria fazer uma relação entre gerenciamento de empresas, ou administração, e economia. Acredito que as duas ciências – a administração e a economia – sejam separadas mais por razões históricas que por diferenças reais. Quero mostrar aqui a relação íntima que vejo entre as matérias, e por que um economista e um administrador têm muito a aprender com o outro. Espero que este espaço sirva para juntar duas áreas do conhecimento que nunca deveriam ser separadas.

Comecemos por defini-las:

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”

Administração é o conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade para a obtenção de um resultado eficaz.

Simplificando, a administração ocupa-se de maximizar a produção de bens e serviços, segundo o padrão desejado e usando a menor quantidade (ou o melhor conjunto) dos recursos disponíveis. Pode-se dizer que a economia estuda como as pessoas usam os recursos para produzir os bens. Outra definição conhecida de economia é “a ciência da escassez”, ou seja, é a ciência que busca entender o que as pessoas fazem, como elas se organizam, na falta de recursos. Tempo também é uma restrição econômica (orçamentária), é um recurso escasso!

Aqui vai a minha simplificação: O administrador estuda para ser um bom jogador; o economista, para ser um bom árbrito e criador de regras. Mas quão separadas são as coisas? Pensem em futebol. Um jogador de elite que não conhece as regras? Um árbitro, sentado em mesa criando as melhores regras, que nunca jogou futebol? Quão bom podem ser esses profissionais?

Qual o objetivo da administração? É um dos objetivos principais a busca pela maximização do lucro das empresas através da busca da produtividade. Aqui já temos a primeira definição incompleta de um sem o outro. O objetivo do bom administrador é a maximização do lucro econômico da empresa. E isso faz muita diferença.

Lucro versus Lucro Econômico

O lucro de uma empresa é definido como as receitas menos os custos. Isto é o que um bom administrador quer maximizar. Um bom economista quer maximizar o lucro econômico, que é definido como o lucro contábil menos os custos de oportunidade. Custos de oportunidade são definidos como os lucros potenciais que você poderia ter alcançado se tivesse aplicado seus recursos em outra atividade.

Para sermos práticos, imaginemos que uma pessoa esteja tricotando uma blusa e que ela tenha um lucro contábil de 5 reais por hora. Ou seja, em um dia de 8 horas, ela teria um resultado de 40 reais. Agora imaginemos as alternativas de emprego que a pessoa tinha aos seus recursos: Se ela estivesse tricotando um casaco, com um valor maior, ela teria condições de receber 8 reais líquidos por hora. Neste exemplo, ela teria um resultado de 64 reais por dia para fazer um casaco.

Para a administração, ao fazer a blusa, esta pessoa teve um lucro de 40 reais. Este é o resultado, inequívoco, do lucro contábil. Agora, para a economia, a pessoa teve um prejuízo de 24 reais no final do dia. Ou seja, ela ganhou 40 reais, mas deixou de ganhar 64. A missão de ambos – economistas e administradores – é maximizar o lucro econômico. Neste nosso exemplo, maximizar o lucro contábil e o lucro econômico seriam a mesma coisa, mas na vida prática os resultados de um ou de outro modo de pensar são diferentes.

Oferta e Demanda

Talvez a parte que as duas ciências mais se complementem é na determinação dos equilíbrios de mercado, as famosas leis da oferta e da demanda. Uma empresa pode estar trabalhando em um mercado concorrencial, em um monopólio, ou em um dos diversos tons de cinza entre o branco e o preto, como em oligopólios ou concorrência monopolística. O fato é que, para a maximização dos lucros, temos que entender quanto os nossos consumidores valorizam os bens que produzimos. Isso é, temos que entender qual o preço que devemos vender nossos produtos para produzirmos em um ritmo adequado à maximização dos lucros.

Administradores em geral estão preocupados com custos médios e preços de venda; economistas, com a elasticidade-demanda e a elasticidade-oferta do mercado. São todos conceitos que não podem ser separados se buscamos a maximização de lucros. Sem aprofundar o assunto, a elasticididade indica quanto os participantes do mercado estariam dispostos a consumir e a produzir a mais se baixássemos ou elevássemos o preço em X %.

O Gerenciamento Econômico

A idéia permeando tudo isso é uma única: Não devemos apartar os conhecimentos com preconceitos. Para maximizar os lucros de nossas empresas, precisamos não só sermos os melhores gestores, mas os melhores gestores econômicos. É preciso maximizar a produtividade, mas sem descuidar da quantidade ótima para nossa empresa, sem afogarmos o mercado com nossas mercadorias, desvalorizando-as e deixando de maximizar o lucro. O gerente ideal está atento a sua própria empresa, mas com um olho nos concorrentes.

Espero ter criado uma pequena vontade de estudar economia e administração. Com o tempo, disponibilizarei artigos introdutórios de microeconomia, de gestão, de tudo que estiver ao meu alcance, e incentivarei ao máximo que as demais pessoas interessadas (como você) coloquem seus artigos e trabalhos que possam ajudar a esclarecer conceitos e a difundir ferramentas úteis de gestão.

 

Guilherme Silva, PMP

Categoria: Economia

Palavras-chave deste artigo: Tags:, , , , , , , , ,

30 responses so far ↓

  • 1 Milene Louise Gelenski // jul 29, 2008 at 9:59 am

    Bom texto, sempre é bom pensarmos e repensarmos o papel do economista e do admistrador na sociedade contemporânea. Realmente, os papéis de um e outro são co-existentes; uma categoria não pode negar a importância da outra, dada a interdependência das áreas.
    Chega de rivalidade, economistas e administradores, eu vos exorto a se prepararem e a se unirem em prol da melhoria da geração e distribuição de renda na sociedade brasileira.
    É isso que importa, este deve ser o foco.

    O resto é só intriga da oposição e ego inflamado (principalmente de alguns professores doutores, infelizmente).

    Abraços.

  • 2 Douglas // out 10, 2008 at 6:31 pm

    Muito interessante seu texo. Parabéns!
    E aproveitando o conhecimento que demonstrou sobre o assunto, gostaria de tirar uma dúvida contigo; Eu sou formado em administração com hab. em comércio exterior, hoje trabalho como trader autônomo no mercado de ações. Mas eu gostaria muito de trabalhar em uma corretora, banco, ou seja uma empresa da área, e como estou há algum tempo sem carteira assinada, acredito que uma outra faculdade me ajudaria muito neste objetivo. Aí vem minha dúvida: Vc acha que seria interessante fazer uma facul de economia? Fico em dúvida por ver que a maioria dos anúncios de emprego na área são destinados a economistas, administradores e até engenheiros. Portanto, fico com receio de estar fazendo uma segunda facul, como o mesmo valor de mercado da primeira. O que vc me aconselha?

    Abraços.

  • 3 c Brasil // jun 8, 2009 at 1:41 pm

    FALA SERIO,
    O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É APENAS UM ESTAGIO COMPARADO AO CURSO DE CIENCIAS ECONOMICAS, ESTUDAMOS OS AGREGADOS ECONOMICOS COMO PIB, PNB, RN, ENFIM A SITUAÇÃO ECONOMICA MUNDIAL, ENTAO A DIMENSÃO DA ECONOMIA NEM SE COMPARA AO CURSO DE ADM, ENQUANTO O ECONOMISTA ELABORA PROJETOS E METAS DE MAXIMIZAR O LUCRO REAL E A EFICIENCIA PRODUTIVA O ADMINISTRADOR SE PREOCUPA ONDE MELHOR FICA ALOJADO AQUELE ARRANJO DE FLORES NA EMPRESA…COMPARAÇÃO MEIO ABSURDA ESTA.

  • 4 Anônimo // ago 2, 2009 at 1:38 pm

    Quem ganha mais o economista ou o administrador?

  • 5 miranilson // set 17, 2009 at 8:48 am

    qual a relação entre administração e economia para um adiminttrador

  • 6 Guilherme // set 18, 2009 at 8:49 am

    Miranilson,

    Eu realmente não entendi a sua pergunta. Pode explicar um pouco mais qual a sua dúvida?

  • 7 Francielle // dez 1, 2009 at 10:23 am

    Bom dia, eu gostei muito do texto. Pude ter uma visão mais clara do administrador e do economista. Hoje, estou terminando o segun grau e fazendo um écico de administração. E estava pensando sériamente em fazer faculdade de economia. Mas o meu objetivo é trabalhar na direção de alguma empresa privada. É possível?

    Obrigada.

  • 8 Victor Oliveira // abr 25, 2010 at 9:56 pm

    Esse c Brasil está por fora…
    Um administrador está preocupado, muitas vezes, com variáveis inquantificáveis, como a vontade e a motivação de seus recursos humanos. Um administrador acompanha estudos econômicos para empreender. Um administrador está pensando em curto, médio e longo prazo, sempre de forma estratégica e acompanhando o mercado. O administrador deve gerenciar produção, RH, relação entre stakeholders, OSM, finanças, tudo. O olhar generalista e holístico do administrador visa entender a empresa de uma maneira completa. Nem de longe o administrador quer dar uma de economista, psicólogo, sociólogo ou contador, mas devemos entender um pouco de cada coisa e gerenciar as relações humanas entre as diversas ciências em prol da produtividade e qualidade.
    Achei o post interessantíssimo. A relação entre a economia e a administração é clara e deve ser estimulada.
    Parabéns

  • 9 Luis Henrique // ago 13, 2010 at 4:09 pm

    Faço administração, e achei bem interessante o blog e esse post. Gostaria de dizer que realmente acho economia um campo de pensamento maior, mas não aborda alguns elementos de administração mais focado nas pessoas e em liderança.
    Abraço!

  • 10 Alexander // out 26, 2010 at 6:20 pm

    Olá Guilherme, gostaria de agradecer por sanar diversas dúvidas que eu tinha em relação a que faculdade cursar, pois estou entre Administração, Economia, Ciências Contábeis e Gastronomia.
    Com este artigo que você escreveu foi muito mais fácil compreender os objetivos da Administração e a Economia, porém mesmo assim estou em dúvida entre Economia e Administração. Enfim, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de criar este site para que todos possam colocar mais artigos esclarecedores. Obrigado pela sua grande ajuda, abraços.

    OBS: A(o) Miranilson quis dizer(em minha opinião):
    Qual a relação entre administração e economia para com um ADMINISTRADOR?

  • 11 Marco Gaspar // jan 19, 2011 at 10:43 pm

    Administração é uma área que é vista como sem identidade, o mesmo pensava antes de começar a graduação, mais no decorrer do curso vejo que Administração realmente possui sua identidade. Economia é estudada no curto de Administração na maioria das faculdades somente em um periodo, pois faze-se necessário que o Administrador possuia uma visão global e Contabilidade é estudada por motivo que a Administração financeiro precisa da mesma, não que o administração ira fazer balanços ou demonstrações contabeis, mais necessita saber interpretar já que as mesmas servem como meio de tomada de decisão e não podemos esquecer de uma introdução a filosofia, sociologia e etc.
    Mais depois do primeiro periodo estuda-se as especificas do curso, so pensava que administração estudava Economia e Contabilidade? Engana-se em torno de 80% do curso é voltado as especificas:
    Administração Geral
    Administração Mercadológica
    Administração Financeira
    Administração de Recursos Humanos
    Administração de Materiais
    Administração da Produção

    Não é a economia que divide-se em Macro e Micro a administração também possui suas divisões.

    Mais para Administração estes conhecimentos gereciais não valem de nada sem o Administrador se auto-conhecer e saber lidar com pessoas, é umas das profissões que mais exigem do profissional já que precisa-se de habilidades técnicas, humanas e conceituais.

  • 12 Caren Loreto // abr 11, 2011 at 9:35 pm

    Colegas de administradores, futuros colegas economistas…

    como dica, recomendo aos que estão em dúvida, cursar primeiro Administração e depois Economia ou Ciências Contábeis.
    Sou administradora e agora estudo economia. Economistas não conseguem enxergar o quanto nossas ciências se complementam acredito que por não terem oportunidade durante o curso de ter uma visão global como temos na administração. Obviamente, está é minha opinião, mas fica ai um “toc” para os indecisos.

    Quanto ao artigo, parabéns Guilherme, bem legal a sua reflexão!

  • 13 Tiago // abr 15, 2011 at 2:32 pm

    Gostaria de saber se com uma graduação em Administração é possível fazer uma pós ou até um mestrado em economia

  • 14 adriana paula // abr 30, 2011 at 12:25 am

    ESTOU TENTANDO PLANEJAR UM NOVO MÉTODO
    PARA ADMINISTRAÇÃO D UMA EMPRESA DE TOPOGRAFIA, NO MOMENTO ELA ENCONTRA-SE COM TRÊS OBRAS, E GOSTARIA DE FAZER TIPO UMA ADMINISTRAÇÃO OU DEPARTAMENTO PESSOAL MOVEL,OU ONLINE COMO DESENVOLVERUM PROJETO?

  • 15 FABIANA // ago 18, 2011 at 4:54 pm

    o uso da ciência economica no curso de Administração de empreses tem qual finalidade

  • 16 Tiago // mar 31, 2012 at 11:05 pm

    Fabiana, o objeto de estudo da Administração são as organizações, estas independente da modalidade (privadas, públicas ou mistas) estão inseridas num mercado que constantemente demanda e oferta produtos e serviços, tal mercado é o objeto de estudo da economia, sendo assim cabe ao administrador buscar conhecimentos referentes à este mercado onde sua organização está inserida para otimizar sua performance.

  • 17 Victor // abr 3, 2012 at 8:51 pm

    Eu pretendo fazer faculdade de ciencias economicas, nao sei bem o que essa pessoa, faz mas me interesso pelo q vi ate o momento. Qual o salario de uma pessoas q se forma em economia, mas queria saber o salario para quem tem o bacharel, pos e etc.
    Sei q o curso de Ciencias economicas duram em media 4 anos e o de ADM???
    abrss

  • 18 antonia // abr 15, 2012 at 9:29 am

    em termos de mercado de trabalho,qual a maior procura por administrador o economista e qual a diferença de salário entre os mesmos.

  • 19 Fernando // mai 13, 2012 at 7:04 pm

    O texto ficou bom de verdade!
    c Brasil, gostaria apenas de lembrá-lo que nós (bacharéis em administração) estudamos os assuntos citados por você, lembre-se também que boa parte da economia é manobrada por alguns empresários, os livros Biografia do Barão de Mauá e Criação do Banco Central do Brasil mostram um pouco dessa realidade no Brasil. Peço que leia e se informe mais antes de fazer esse tipo de cometário, ou se informe sobre o curso de administração em uma boa escola, não nessa FEA que você frequenta ou frequentava.

  • 20 ueslei abreu // jun 11, 2012 at 6:25 pm

    Estou no 2º ano de ADM e quero iniciar minha segunda graduação que seria entre Ciencias Contábeis ou Economia e lendo o seu artigo me decido mais por economia oque você acha sobre ésta escolha, ADM+CCD ou ADM+ECO ?

  • 21 Ercules Costa // jun 19, 2012 at 11:53 am

    Olá colegas.
    Parabéns pelo texto, muito bem explicado, porém se me permite, como economista gostaria de dar uns pitacos.
    Na realidade as duas ciências são muito parecida no que tange em um ramo da economia chamado de Microeconomia, onde se estuda as relações entre as empresas e/ou relações com as unidades familiares.
    Mas logicamente ambas tem suas grandes diferenças. É pura ignorância dizer que uma é melhor ou pior que a outra, os objetos de estudo podem ser iguais em umas áreas, mas não convergem em todas.
    O profissional de administração tem profundo conhecimento e competência para organizar, analisar e dar rumo as empresas, procurando assim o que todos queremos: Minimizar os custos e Maximizar os resultados. Conhecem as empresa a fundo, todos os seus departamentos, relações humanas e com certas ferramentas econômicas, tomando decisões estratégicas no mercado.
    Isso não quer dizer que um economista não possa assumir a administração de uma empresa, não é recomendado sem ter uma pós em administração e/ou gestão. Porém um administrador não pode assumir o papel de um economista por vários motivos:
    - O Conselho Federal de Economia não reconhece, mesmo que o Adm. faça pós na área;
    - No que tange a Macroeconomia, economia do setor publico, econometria, História do Pensamento econômico, economia internacional etc, são matérias muito diferentes para a administração, assim como administração possui matérias muito distintas de economia.
    - O economista é preparado desde o primeiro ano para ser um estrategista, estuda teoria dos jogos, jogos corporativos, mercado internacional, bolsa de valores, politica, politica internacional, as estruturas de mercados, aprende as regras do jogo do poder entre as grandes corporações e países.
    - Por fim, analisamos a história de cada cultura, montando modelos complexos(econometria) para explicar os motivos que levaram as sociedades a tomarem certas decisões, tentando prever os próximos passos e antecipando tendências através das expectativas dos agentes econômicos.

    Um bom administrador com certeza conhece os princípios econômicos que regem o mercado que ele atua, assim como um bom economista conhece os princípios administrativos que regem sua área de atuação.

    Finalizando, o Guilherme colocou certo, elas se parecem, mas em alguns aspectos e se diferem em outros, porém, em uma empresa a economia sem a administração é manca, assim como no mercado a administração sem economia é cega.

    Sucesso a todos.

  • 22 leila Souza // jul 12, 2012 at 11:47 am

    Meu vai para o 6 periodo de economia, é agora está na duvida se faz adm, como devo aconselar.

  • 23 bruno // mai 19, 2013 at 10:13 pm

    Eu gostei muito do texto mais eu quero ler com calma

  • 24 bruno // mai 19, 2013 at 10:14 pm

    Eu gostei mais eu quero ler mais com calma

  • 25 Jogo Duro - Como Definem Administradores | Artigos Para Se PensarArtigos Para Se Pensar // mai 22, 2013 at 11:14 am

    [...] via http://www.gerenciamentoeconomico.com.br [...]

  • 26 Ingrid // ago 1, 2013 at 11:43 pm

    Parabéns pelo texto! Foi bem esclarecedor pra mim, que gosto bastante de matemática e procuro definir qual será o curso que farei.

  • 27 emanuel junior // fev 16, 2014 at 1:10 pm

    agradesso bastante pelo anplo conceito que e derivado neste site

  • 28 cassia // mar 13, 2014 at 10:52 am

    gostei muito

  • 29 Conceição fulane // mar 19, 2014 at 10:04 am

    Boa tarde adorei o teu comentario acerca dos dois mas eu gostava de saber mesmo é de: qual é a importancia da cadeira historia do pensamento economico no curso de Gestão Empresarial. Agradecia que me desse a resposta o mais breve possivel.

  • 30 Lyliane Leão // mar 20, 2014 at 3:06 pm

    Boa tarde! Adorei o teu ponto de vista, estou muito confusa no que fazer primeiro, pretendo fazer os dois, porém não sei por qual começar. Meu pai tem uma empresa e eu já tomo de conta da parte contábil, termino esse ano o ensino médio e pretendo fazer Administração e Ciências econômicas, contabilidade nem tanto pq já andei pesquisando e vi que há uma relação nos dois cursos com contabilidade, por isso só pretendo fazer os dois citados anteriormente.

Leave a Comment